“...Não apenas o nosso trabalho nos dá a oportunidade de transcender a nós mesmos, de evoluir e crescer e de sermos abençoados com uma clareza de visão do verdadeiro e trágico conhecimento da condição humana, como também, nos oferece muito mais”.
Somos desafiados intelectualmente. Tornamo-nos exploradores imersos na mais grandiosa e mais complexa de todas as buscas – o desenvolvimento e a preservação da mente humana. De mãos dadas com os pacientes, saboreamos o prazer das grandes descobertas - a experiência do “arrá”-, quando fragmentos ideacionais discrepantes subitamente deslizam suavemente, unindo-se com coerência.
Em outras ocasiões, somos parteiras do nascimento de algo novo, libertador e enobrecedor. Vemos nossos pacientes desvencilhar-se de padrões contraproducentes, desprenderem-se de antigos ressentimentos, desenvolverem entusiasmo pela vida, aprenderem a nos amar e, através deste ato, tornarem-se carinhosos com os outros. É uma satisfação ver outros abrirem as torneiras de suas próprias fontes da sabedoria. Às vezes, sinto-me como um guia que escolta os pacientes através dos cômodos de sua própria casa. Que prazer é vê-los abrirem as portas para os cômodos em que nunca entraram antes.
Por fim, sempre considerei um privilégio extraordinário pertencer à venerável e honrada agremiação dos que curam. Nós terapeutas, fazemos parte de uma tradição que remonta não apenas aos nossos ancestrais imediatos da psicoterapia, começando com Freud e Jung, e todos os ancestrais deles- Nietzsche, Schopenhauer, Kierkegaard-, mas também Jesus, Buda, Platão, Sócrates, Galeno, Hipócrates e todos os outros grandes líderes religiosos, filósofos e médicos que, desde o início dos tempos, ocuparam-se de cuidar do desespero humano...”
Texto extraído do livro - Os desafios da Terapia
"Que o Sagrado que habita em ti Revele-se, manifestando-se em Ti e em todo o Universo."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PESQUISAR NO BLOG
AMIGOS
QUEM SOU EU

- Ricardo Dih Ribeiro
- "Quando descobrires os segredos que estão nas profundezas do teu ser, conhecerás o seu destino e quando despertares os teus potenciais iniciará sua jornada"
Nenhum comentário:
Postar um comentário