Um novo livro que acusa o pai da psicanálise, Sigmund Freud, de ser mentiroso, fracassado e defensor de regimes totalitários está criando polêmica na França.
De acordo com o filósofo francês Michel Onfray, autor de "Le Crépuscule d'une idole, l'affabulation freudienne" (O Crepúsculo de um Ídolo, a Fábula Freudiana), a psicanálise é comparável a uma religião e sua capacidade de curar as pessoas é semelhante à da homeopatia.
O livro gerou uma onda de troca de acusações e protestos nos círculos intelectuais da França.
A historiadora e psicanalista Elisabeth Roudinesco afirmou em artigo em "Le Nouvel Observateur" que o novo texto de Onfray está "cheio de erros" e "rumores".
"Quando sabemos que 8 milhões de pessoas na França tratam-se com terapias derivadas da psicanálise, está claro que no livro e nas palavras do autor há uma vontade de causar danos", disse.
"Onfray nos insulta quando diz que a psicanálise não cura", escreveu o psiquiatra e psicanalista Serge Hefez no semanário "Le Point". "O que fazemos todos nós em nossos consultórios, centros de terapia familiar, conjugal, nossos hospitais (...) senão ajudar o sujeito a se converter em ator de sua própria história?"
Hefez disse que "a psicanálise cura, é um tratamento útil e vivo praticado por milhares de terapeutas conscienciosos que conhecem fracassos, sucessos parciais e sucessos."
SE ELE "ONFRAY" QUERIA VENDER LIVROS E FICAR UM POUCO CONHECIDO.....ELE ESTÁ CONSEGUINDO...MAS ATÉ QUANDO??????
ESSE MÉTODO DE PUBLICIDADE SELVAGEM PARECE SER O MECANISMO MAIS UTILIZADOS PELOS QUE NECESSITAM DE RECONHECIMENTO..MESMO QUE SEJA EFÊMERO E CUSTE O PRÓPRIO RECONHECIMENTO..... TEMOS QUE COMPREENDER O SR ONFRAY.... AFINAL CADA UM DE NÓS SÓ PODE DAR O QUE POSSUI.
"Que o Sagrado que habita em ti Revele-se, manifestando-se em Ti e em todo o Universo."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PESQUISAR NO BLOG
AMIGOS
QUEM SOU EU

- Ricardo Dih Ribeiro
- "Quando descobrires os segredos que estão nas profundezas do teu ser, conhecerás o seu destino e quando despertares os teus potenciais iniciará sua jornada"
Um comentário:
Ricardo
Alguns filósofos da atualidade. comparados com os grandes mestres comtemporâneos, são de uma pobreza preocupante.
Não é por segurar na vela que somos iluminados.
Os filósofos Franceses desde 2002 que vêm repetindo essas cenas.
Talvez seja um problema de espaço ?
Quem sabe.
Um abraço
Postar um comentário